Neste ano de 2024, comemoramos o Sesquicentenário do Jornalismo de Agências no Brasil, lembrando pelo menos três fatos acontecidos em 1874 que servem de datas inaugurais para o setor. No dia 11 de fevereiro, completam-se 150 anos de fundação da primeira agência de notícias brasileira, a Agencia Americana Telegraphica (na ortografia da época), que também foi a primeira de toda a América Latina. No dia 22 de junho, celebra-se o século e meio transcorrido desde a instalação do cabo telegráfico submarino do Atlântico Sul, que ligou Recife a Lisboa e, por extensão, toda a América do Sul à Europa. E, finalmente, em 25 de julho, faz aniversário a publicação dos primeiros despachos de agências estrangeiras na imprensa brasileira, que foram distribuídos pela parceria entre a britânica Reuters (até hoje existente) e a francesa Havas (antecessora da atual AFP) e saíram no Jornal do Commercio carioca.

Esta história também tem tudo a ver com o Rio de Janeiro: foi na capital fluminense que a primeira agência brasileira foi fundada, e na mesma cidade as agências estrangeiras escolheram abrir seus primeiros escritórios em território nacional. As primeiras grandes agências domésticas tiveram sede no Rio, como a Americana, a Brasileira, a Meridional, a Agência JB e a Agência Nacional. Até hoje, mesmo após a mudança da capital federal para Brasília, em 1960, o Rio concentra o maior número de bureaux de agências de notícias internacionais no Brasil, mais que São Paulo ou o próprio Distrito Federal.

Embora a efeméride lembre o início de um setor fundamental para o desenvolvimento da imprensa brasileira, talvez esteja passando despercebida pela maior parte da própria mídia, assim como do meio acadêmico do Jornalismo, da História e da Comunicação. Pensando em não deixar essas datas caírem no esquecimento, a equipe do projeto de pesquisa “História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil“, vinculado ao curso de Jornalismo da UFF (Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro), montou este website. O objetivo é resgatar a memória do jornalismo de agências em nosso país, até hoje um segmento pouco estudado na profissão, mas que tem uma trajetória rica e importante, começando no Brasil Império e se estendendo até os dias de hoje.

Aqui, os leitores encontrarão verbetes sobre as principais agências de notícias brasileiras e estrangeiras que operaram nesses 150 anos, artigos de pesquisa acadêmica que produzimos sobre a história dessas empresas e os detalhes dos métodos de pesquisa que usamos para construir uma história que nunca tinha sido contada.

Mais que comemorar um sesquicentenário quase esquecido, queremos produzir memória e valorizar o trabalho das pessoas que participaram da construção cotidiana de um setor discreto, porém imprescindível, do jornalismo e do mercado de informação no Brasil.

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