Agência: Agência Americana de Informação Jornalística (AAIJ)
Período de operação: 1934 – s/d
Website: nunca teve
Tipo: agência de notícias privada
Segmento/Setor: noticiário local
Serviços: [DESCONHECIDO]
Escala: local
Redação central: [sede ignorada]
CNPJ: —
Razão social: [DESCONHECIDA]
Proprietários: [DESCONHECIDOS]
Fundadores: [DESCONHECIDOS]
Criada em 1934, a Agência Americana de Informação Jornalística foi uma agência de notícias privada com foco no noticiário local. Fez parte de uma leva de agências efêmeras do início da Era Vargas (como a DTM e a AAI), provavelmente estimuladas pelo fechamento repentino da Agência Americana. Assim como de outras agências da época, os detalhes sobre seus fundadores, proprietários e sede são desconhecidos. Não se sabe sequer onde era sediada. A agência operou por um período indeterminado, e sua trajetória é mencionada em registros da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA).
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Agência Americana de Informação Jornalística (AAIJ). História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/02/aaij/.
Referências bibliográficas:
JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Empresas artigo 60.xlsx [documento eletrônico]. Yumpu, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/4542507/empresas-artigo-60xlsx-jucerja. Acesso em: [inserir data de acesso].