Agência: Agência de Notícias Gazeta do Povo (AGP)
Período de operação: 2009 – 2021
Website: www.gazetadopovo.com.br/agencia (não abre mais)
Tipo: syndicate
Segmento/Setor: conglomerado
Serviços: texto, foto
Escala: regional
Redação central: Curitiba – PR
CNPJ: 76.530.047/0001-29
Razão social: Editora Gazeta do Povo S/A
Proprietários: GRPcom – Rede Popular de Comunicação
Fundadores: Guilherme Cunha Pereira
A Agência de Notícias Gazeta do Povo (AGP) foi uma agência de conglomerado (syndicate) sediada em Curitiba, pertencente ao GRPcom (Grupo Rede Popular de Comunicação), grupo que editava o antigo jornal (hoje website) Gazeta do Povo, o principal do Paraná. Fundada em 2009, a agência operou até 2021, fornecendo textos e fotos para veículos nacionais e regionais.
Teve ampla projeção nacional na época da Operação Lava-Jato (2014-2021), quando fornecia fotos exclusivas de investigados presos por determinação da 13ª Vara Federal de Curitiba. Por volta de 2016, as fotos da AGP eram distribuídas nacionalmente sob o selo Estadão Conteúdo, da Agência Estado.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Agência de Notícias Gazeta do Povo (AGP). História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/03/angp/.
Referências bibliográficas:
AGUIAR, Pedro. Agências de Notícias Brasileiras e Conglomerados de Mídia: concentração, convergência e dependência. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais… Rio de Janeiro: UFRJ/Intercom, 2015.