Agência: Agência O Dia
Período de operação: desde 1996
Website: agenciaodia.ig.com.br (não abre mais)
Tipo: syndicate
Segmento/Setor: conglomerado
Serviços: texto, foto, infográficos, colunas, charges, banco de imagens
Escala: regional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 33.216.797/0036-48 | 33.216.797/0002-07
Razão social: Editora O Dia Ltda. em Recuperação Judicial
Proprietários: EJESA/Ongoing
Fundadores: Ary de Carvalho

A Agência O Dia é uma agência de conglomerado (syndicate) fundada em 1996 no Rio de Janeiro e atualmente pertencente à EJESA (Empresa Jornalística Econômico S.A.), do Grupo Ongoing. Na época de sua fundação, ainda pertencia ao jornalista e empresário Ary de Carvalho (1934-2003). Especializada em distribuição de fotos, a agência atua em escala regional no sudeste. Sua sede está localizada no Rio de Janeiro, embora desde 2020 a empresa funcione de forma remota.

O grupo Ongoing também publica o jornal popular Meia Hora e o portal iG.

Em 2016, o texto de apresentação institucional da agência dizia:

A Agência O DIA é uma empresa do Grupo Ejesa de Comunicação. Fundada em 1996, tem o objetivo de comercializar o conteúdo produzido pelos jornais O DIA, Meia Hora e Brasil Econômico. Atualizada em tempo real, aborda todos os assuntos de interesse da população, indo de esportes a política, no Brasil e no mundo. Diariamente são produzidas diversas matérias e fotos pela nossa talentosa equipe de repórteres e fotojornalistas em todo o Brasil, além dos melhores colunistas do mercado.

Fonte: website Agência O Dia em 6/4/2016, disponível pelo Internet Archive

Além de fotos, a agência também comercializa infográficos, colunas, charges e cadernos do jornal O Dia. No início da década de 2010, oferecia o produto “Fotos 360 Graus”, quando essa ainda era uma novidade no mercado.

Aspecto do primeiro website da Agência O Dia em 2012 (fonte: Internet Archive/Wayback Machine)

Na época da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a Agência O Dia adotou o slogan em inglês “Rio News Agency”, mirando em potenciais clientes estrangeiros.

Entre 2019 e 2025, as imagens da Agência O Dia apareciam em veículos digitais como o site da TV Bandeirantes, da Rádio Jovem Pan, do canal CNN Brasil, da revista IstoÉ, os portais G1 e UOL, Folha de S.Paulo, Diário do Pará, Revista Oeste, Diário do Poder e a Revista Cenarium, indicando ampla base de clientes. As fotografias aproveitadas são principalmente de celebridades, cobertura de carnaval, futebol carioca e política fluminense. Parte delas é distribuída nacionalmente sob a marca Estadão Conteúdo, da Agência Estado.

Em 2025, o website próprio da Agência O Dia não está mais no ar, mas os créditos a imagens suas continuam aparecendo na imprensa.

Como citar:

AGUIAR, Pedro. Agência O Dia. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/03/odia/.

Referências bibliográficas:

AGUIAR, Pedro. Agências de Notícias Brasileiras e Conglomerados de Mídia: concentração, convergência e dependência. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais… Rio de Janeiro: UFRJ/Intercom, 2015.

eng/esp
Skip to content