Agência: Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA)
Período de operação: desde 2003
Website: anba.com.br (antes era www2.anba.com.br)
Tipo: agência de notícias étnica
Segmento/Setor: étnico (árabes)
Serviços: website
Escala: nacional
Redação central: São Paulo – SP
CNPJ: 62.659.784/0001-11
Razão social: Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Proprietários: Câmara de Comércio Brasil-Árabe
Fundadores: [DESCONHECIDOS]

A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) foi fundada em 2003 pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e tem sede em São Paulo. É especializada em notícias sobre as relações entre o Brasil e os países árabes, tanto em âmbito econômico/comercial quando sociocultural.

Ao longo de mais de 20 anos de existência, a ANBA manteve-se uma agência de nicho e sua linha editorial evitou envolver-se em causas políticas, como a questão palestina. A agência opera o serviço noticioso em três idiomas: português, inglês e árabe. Também mantém um acordo de republicação com a Agence France-Presse (AFP), que por sua vez também tem serviço em árabe.

Segundo o website da ANBA em 2025, ela mantinha parceria com as seguintes agências: Agência Brasil, Algérie Presse Service (APS), da Argélia; Emirates News Agency (WAM), dos Emirados Árabes Unidos; Jordan News Agency (Petra), da Jordânia; Kuwait News Agency (KUNA), do Kuwait; Maghreb Arabe Presse (MAP), do Marrocos; Syrian Arab News Agency (SANA – ativa pelo menos até a derrubada de Bashar al-Assad, em 2024), da Síria; Tunis Afrique Presse (TAP), da Tunísia; e Yemen News Agency (SABA), do Iêmen. Sustentava ainda acordos com o jornal saudita Arab News e com o website Middle East and North Africa Financial Network (MenaFN).

A própria agência se apresenta como “o site de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira”. Aparentemente, o foco é na publicação no website, a partir do qual os textos e fotos podem ser reproduzidos. Segundo a política de conteúdo da agência, “a republicação é gratuita desde que citada a fonte. Veículos online devem disponibilizar link da ANBA. Proibido o uso de conteúdos e imagens da AFP”.

Como citar:

AGUIAR, Pedro. Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA). História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/05/anba/.

Referências bibliográficas:

eng/esp
Skip to content