Agência: Agência Sul-Americana de Notícias (ASApress)
Período de operação: 1942 – 1951 / 1956 – 1966
Website: nunca teve
Tipo: agência de notícias privada
Segmento/Setor: generalista
Serviços: texto
Escala: nacional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ:
Razão social: [DESCONHECIDA]
Proprietários: [DESCONHECIDOS]
Fundadores: [DESCONHECIDOS] (teria sido refundada em 1956)

A Agência Sul-Americana de Notícias (tendo a sigla grafada como AsaPress ou ASApress) foi uma agência privada fundada em 1942, com sede no Rio de Janeiro. Apesar de pouco conhecida, a ASApress foi uma das agências de notícias mais importantes do Brasil no século XX. Fornecia matérias para veículos como o jornal O Estado de S.Paulo, com notícias de caráter generalista e diverso.

A agência operou pelo menos até 1951, e teria tido um novo começo em 1956. Ainda estava ativa em 1966, quando desmentiu rumores de encerramento. Naquele ano, foi criada a Agência JB, que rapidamente dominou o mercado.

Por enquanto, não se sabem nomes dos seus fundadores, diretores ou jornalistas. É necessária mais pesquisa e acesso a mais fontes para reconstituir a história da ASApress.

Reprodução de despacho da ASApress de 1950 sobre a convenção do PSD e a candidatura de Getúlio Vargas à presidência da república pelo PTB. | Fonte: CPDOC/FGV.
Matéria de 22/10/1960 publicada no jornal O Globo
Em 18/5/1966, segundo matéria publicada no Estadão, a ASApress não iria fechar. Mas, depois disso, não se encontram mais registros de atividades da agência na imprensa brasileira.

Como citar:

AGUIAR, Pedro. Agência Sul-Americana de Notícias (ASApress). História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/05/asapress/.

Referências bibliográficas:

eng/esp
Skip to content