Agência: Guanabara Press
Período de operação: 196? – s/d
Website: nunca teve
Tipo: agência de notícias local
Segmento/Setor: noticiário local
Serviços: [DESCONHECIDO]
Escala: local
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: NÃO ENCONTRADO
Razão social: —
Proprietários: Jocelim Santos (ou Jocelyn Santos)
Fundadores: [DESCONHECIDOS]
A Guanabara Press teria sido uma agência de notícias local fundada na década de 1960, com sede no Rio de Janeiro, especificamente na Cinelândia (Praça Floriano, 55, 7º andar). A falta de informações disponíveis em fontes públicas sobre esta agência justifica o emprego dos verbos no condicional, a fim de manter o salutar ceticismo da pesquisa. Pelo próprio nome, presume-se que a Guanabara Press seria especializada em noticiário local, embora não se o possa confirmar. Desde 1960, com a transferência da capital para Brasília, o antigo Distrito Federal (equivalente ao atual município do Rio de Janeiro) se tornara uma cidade-estado ou um estado-de-um-município-só: o estado da Guanabara.
Se de fato existiu, a agência operou por um período indeterminado, deixando poucos registros históricos sobre sua atuação. Matérias do Correio da Manhã do início dos anos 1960 dão conta de que seu diretor era Jocelim Santos (por vezes grafado Jocelyn), que frequentemente participava das comemorações pelo aniversário do jornal. Nela também teria trabalhado o pernambucano Luiz Beltrão, depois mais conhecido como teórico da comunicação e do jornalismo.
A única referência bibliográfica a esta agência está no livro de Díaz Rangel (1967, p. 63) sobre agências latino-americanas. No mesmo parágrafo, o autor venezuelano elenca também a ASAPress, a Brasil Press e a Agência Nacional.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Guanabara Press. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/05/guanabara/.
Referências bibliográficas:
CORREIO DA MANHÃ. Correio comemora 64 anos de luta. Rio de Janeiro, 16 de junho de 1965. Disponível em http://memoria.bn.gov.br/docreader/089842_07/65619 . Acesso em mar./2025.
CORREIO DA MANHÃ. Missa e romaria pelo aniversário do Correio. Rio de Janeiro, 16 de junho de 1964. Disponível em http://memoria.bn.gov.br/docreader/089842_07/52480 . Acesso em mar./2025.
DÍAZ RANGEL, Eleazar. Pueblos sub-informados. Caracas: Cuadernos de nuestro tiempo/Universidad Central de Venezuela. 1967.