Agência: Inter-Press (IP)
Período de operação: 194? – s/d
Website: nunca teve
Tipo: agência alternativa
Segmento/Setor: comunista
Serviços: texto
Escala: nacional
Redação central: [sede ignorada] –
CNPJ: —
Razão social: —
Proprietários: PCB
Fundadores: [DESCONHECIDOS]
A Inter-Press (IP) foi uma agência de notícias de resistência vinculada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundada na década de 1940. Especializada em produção de conteúdo textual, a agência atuou em escala nacional, possivelmente como um pretexto para manter a sigla IP, referente ao jornal Imprensa Popular, principal veículo do PCB durante sua fase clandestina.
A professora Sonia Serra (2007) assim descreve a atuação da Inter-Press na década de 1950:
A agência de notícias do PCB, a Interpress<sic>, distribuía notícias internacionais e nacionais, artigos, crônicas e folhetins entre outros materiais e passava para a rede de jornais da Imprensa Popular orientações de como melhor editar esse material (SERRA, 1987). Principalmente quando saíam informes de Prestes ou outros dirigentes partidários e resoluções do Partido havia uma grande preocupação com o modo de sua divulgação, seja do ponto de vista de garantir a fiel transmissão das diretrizes políticas, contidas nos informes, seja com relação a tarefas organizativas e formas de como melhor repercutir essas diretrizes entre militantes, simpatizantes e a população em geral.
(Serra, 2007, p. 7)
Possivelmente, o nome “Inter-Press” era um pretexto para manter a sigla IP, de Imprensa Popular, o principal jornal do PCB e o nome informal da rede de jornais do partido na fase clandestina de 1948 a 1958. Naquele período, embora o Partidão tivesse o registro cassado como forma de impedir sua participação eleitoral e parlamentar, a sua existência era tolerada, bem como a da imprensa ligada aos comunistas. Por isso, a sigla IP era uma maneira pouco disfarçada de atribuir a origem de textos que viessem do comando partidário e fossem publicados nos jornais regionais.
A Inter-Press do PCB não era em nada relacionada à Inter-Press Service (IPS), agência alternativa para o Terceiro Mundo que só seria fundada na Itália em 1964.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Inter-Press (IP). História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/06/inter-press/.
Referências bibliográficas:
COMUNISTAS, cultura e intelectuais entre os anos de 1940 e 1950. Vermelho, 7 mar. 2013. Disponível em: https://vermelho.org.br/2013/03/07/comunistas-cultura-e-intelectuais-entre-os-anos-de-1940-e-1950/. Acesso em mar./2025.
SERRA, Sonia. Jornalismo Político dos Comunistas no Brasil: diretrizes e experiências da Imprensa Popular. II Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política, Anais… Belo Horizonte: Compolítica, 2007.
SERRA, Sonia. O Momento: história de um jornal militante. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 1987.