Agência: Serviço Especial d’O Paiz
Período de operação: 1886 – 1905
Website: nunca teve
Tipo: syndicate
Segmento/Setor: generalista
Serviços: texto
Escala: nacional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ:
Razão social: O Paiz
Proprietários: João José dos Reis Júnior, Conde de São Salvador de Matozinhos
Fundadores: Quintino Bocaiúva

O Serviço Especial d’O Paiz foi um serviço de syndication (redistribuição ou licenciamento de conteúdo) fundado em 1886 por Quintino Bocaiúva, com sede no Rio de Janeiro. Vinculado ao jornal O Paiz, o serviço fornecia conteúdo textual em escala nacional até 1905 e foi, provavelmente, o mais importante do gênero na República Velha.

Quintino Bocaiúva já tinha experiência por ter trabalhado anos antes na Agencia Americana Telegraphica, a primeira do Brasil. Pouco depois, articulando uma parceria entre O Paiz e vários jornais, lançaria o Centro Telegraphico da Imprensa.

Como citar:

AGUIAR, Pedro. Serviço Especial d’O Paiz. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/06/seop/.

Referências bibliográficas:

SABADINI, João Pedro. As Primeiras Agências de Notícias e Serviços Telegráficos de Jornais no Brasil do Século XIX: resultados de pesquisa hemerográfica. Planície Acadêmica, v. 5 n. 2, jul./dez. 2023, p. 140-158. https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/61265

eng/esp
Skip to content