Agência: Serviço Especial do Jornal do Commercio ou Serviço Telegraphico do Jornal do Commercio
Período de operação: 1874 – 1959
Website: nunca teve
Tipo: syndicate
Segmento/Setor: generalista
Serviços: texto
Escala: nacional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: —
Razão social: Jornal do Commercio
Proprietários: Júlio Constâncio de Villeneuve
Fundadores: Júlio Constâncio de Villeneuve
O Serviço Especial do Jornal do Commercio foi uma agência de conglomerado (syndicate) fundada em 1874 por Júlio Constâncio de Villeneuve, com sede no Rio de Janeiro. Vinculada ao Jornal do Commercio, a agência fornecia conteúdo textual em escala nacional. O serviço durou até 1959, sendo o mais longevo de todos os congêneres. Tomado a rigor, teria sido a segunda agência de notícias da história do Brasil, atrás apenas da Agencia Americana Telegraphica.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Serviço Especial do Jornal do Commercio. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/07/sejc/.
Referências bibliográficas:
SABADINI, João Pedro. As Primeiras Agências de Notícias e Serviços Telegráficos de Jornais no Brasil do Século XIX: resultados de pesquisa hemerográfica. Planície Acadêmica, v. 5 n. 2, jul./dez. 2023, p. 140-158. https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/61265