Agência: Valor PRO
Período de operação: desde 2012
Website: valorpro.com.br
Tipo: agência de informações financeiras
Segmento/Setor: economia
Serviços: informações financeiras
Escala: nacional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 04.067.191/0001-60
Razão social: Editora Globo S/A
Proprietários: Grupo Globo
Fundadores: [DESCONHECIDOS]
Escritórios no Brasil: São Paulo
O Valor PRO é um serviço de informações financeiras sediado em São Paulo e no Rio de Janeiro, pertencente ao Grupo Globo, que revende matérias e dados econômicos de segunda mão do jornal Valor Econômico. Quando o serviço foi fundado, em 2012, o jornal de economia era propriedade conjunta, em 50%-50%, dos grupos Globo e Folha. Em 2016, o grupo carioca adquiriu a metade do grupo paulistano, ficando como único proprietário.
A Valor PRO uma tentativa do Grupo Globo de concorrer com o serviço Broadcast, da AE, e montar uma espécie de “Bloomberg brasileira”. Tem escritórios no Rio, em São Paulo e em Brasília.
Inspirada no modelo das “agências” de jornais, a Valor PRO oferece dados financeiros das bolsas em “tempo real”, cotações de ações, derivativos e títulos de tesouro, bancos de dados sobre “5 mil empresas brasileiras de capital aberto e fechado” e “conteúdo analítico” baseado em “análise técnica com estudos exclusivos”. Oferece ainda “acompanhamento dos projetos que tramitam no Congresso e agências reguladoras”. Mira principalmente nos clientes não-mídia, inclusive investidores e corporativos.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Valor PRO. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/07/valor-pro/.
Referências bibliográficas:
AGUIAR, Pedro. Agências de Notícias Brasileiras e Conglomerados de Mídia: concentração, convergência e dependência. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais… Rio de Janeiro: UFRJ/Intercom, 2015.