Agência: Bureau dos Jornais do Interior
Período de operação: 1950 – 1953
Website: nunca teve
Tipo: syndicate
Segmento/Setor: noticiário local-regional
Serviços: texto
Escala: regional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: —
Razão social: [DESCONHECIDA]
Proprietários: José Vitorino de Lima
Fundadores: José Vitorino de Lima
Fundado em 1950 por José Vitorino de Lima, o Bureau dos Jornais do Interior (BJI) foi um syndicate de imprensa sediado no Rio de Janeiro, RJ. Com foco no noticiário local-regional, distribuía material em texto para jornais do interior do país. O serviço era aproveitado especialmente em jornais da região sul e de Minas Gerais, incluindo, pelo menos, A Nação (SC), Correio do Povo (SC), O Estado de Florianópolis (SC), A Cidade (SC), Correio do Norte (SC), Folha Mineira (MG), O Correio de Itajubá (MG), O Pioneiro (RS), O Dia (PR), Diario da Tarde (PR), A Época (RS), O Estado de Mato Grosso (MT), Folha do Povo (ES), Jornal Pequeno (PE) e O Norte (PB), mais a Gazeta de Noticias e o Correio da Manhã carioca. O BJI encerrou suas atividades em 1953.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Bureau dos Jornais do Interior (BJI). História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/23/bji/.
Referências bibliográficas:
BRASIL. Anais do Senado Federal, livro 10. Brasília: Senado Federal, 1961. Disponível em: https://www.senado.leg.br/publicacoes/anais/pdf-digitalizado/Anais_Republica/1961/1961%20Livro%2010.pdf