Agência: Graffo
Período de operação: desde 1997 (CNPJ baixado em 2020)
Website: graffo.inf.br
Tipo: agência especializada, agência de foto ou TV/vídeo
Segmento/Setor: infográficos
Serviços: infográficos
Escala: local
Redação central: Belo Horizonte – MG
CNPJ: 01.773.063/0001-43
Razão social: Graffo Agência de Notícias Infográficas Ltda.
Proprietários: Tarcísio Duarte de Souza, Oriana Panicali Machado
Fundadores: Tarcísio Duarte de Souza, Oriana Panicali Machado

A Graffo foi uma agência de infográficos fundada em 1997 por Tarcísio Duarte de Souza e Oriana Panicali Machado, com sede em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Especializada em produção de infográficos, a agência operou até 2020, quando seu CNPJ foi baixado. Com foco na produção de conteúdo visual para notícias, a agência atua em escala local, oferecendo serviços de infográficos para veículos de comunicação.

Em seu website (que ainda está no ar em 2025), a Graffo assim se apresentava:

A Graffo é uma agência que produz e distribui notícias em forma de infográficos, caricaturas, matérias especiais e repórter digital. […] Diferentemente das agências de notícias tradicionais, a Graffo tem foco em assuntos brasileiros e atuação exclusiva em território nacional. Seu principal produto, o infográfico, é um importante recurso visual que resume um fato jornalístico em gráficos e facilita a compreensão de quem lê. Hoje, o infográfico é largamente utilizado pelos principais jornais do mundo, como “The New York Times”, “The Times”, “El País”, “Clarín”, “Folha de S.Paulo” e “O Globo”, entre outros.

Fonte: Sobre a Graffo

Entre os serviços que oferecia aos clientes, além dos infográficos propriamente ditos, a Graffo incluía caricaturas (“das personalidades em evidência no noticiário nacional”), matérias especiais (“sobre assuntos em evidência ou de grande interesse do público”) e o chamado Repórter Digital, descrito como “a versão para Internet dos infográficos impressos”, ou seja, infográficos interativos animados, elaborados para clientes da interface web.

No seu website, a Graffo oferecia dois tipos de assinatura: por produto avulso e um pacote completo, que incluía de “10 a 15 infográficos diários (editáveis)” e “1 matéria especial mensal (texto + infográficos)”, mediante pagamento mensal.

No segmento de infográficos, a Graffo foi a única agência de notícias especializada a atuar no Brasil. Nesse ponto, concorria com a Folhapress, que também tem um serviço de infográficos (sob o termo “Artes”).

Como citar:

AGUIAR, Pedro. Graffo. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/24/graffo/.

Referências bibliográficas:

http://graffo.inf.br/info/

eng/esp
Skip to content