Agência: Agência Safras de Notícias
Período de operação: desde 1976
Website: www.safras.com.br
Tipo: agência de informações financeiras
Segmento/Setor: noticiário local
Serviços: economia/agronegócio
Escala: regional
Redação central: Porto Alegre – RS
CNPJ: 43.819.978/0005-16 (antes 08.316.443/0001-06 Editora Agroeconômica Safras & Mercado Ltda. 2006-2018)
Razão social: CMA – Consultoria, Métodos, Assessoria e Mercantil S.A. (C M A Engenharia de Sistemas)
Proprietários: Romualdo José Salata e sócios
Fundadores: Romualdo José Salata
A Agência Safras de Notícias, também chamada de Safras & Mercado, é uma agência de informações financeiras do agronegócio, fundada em Porto Alegre em 1976 pelo engenheiro Romualdo José Salata, que também é dono da agência CMA. Com sede na capital gaúcha, a agência oferece serviços de dados, análise e noticiário de economia para o setor agrícola. A agência Safras era muito citada em publicações setoriais do agronegócio (quando esse termo ainda nem era tão usado) na década de 1990, tanto em português quanto em espanhol – por exemplo, nas revistas Exame, AméricaEconomía, Agroanalysis e Revista do Mercosul (da mesma editora da Cadernos do Terceiro Mundo).
De acordo com o seu fundador (Salata, 2005, p. 12), a Safras & Mercado nasceu como uma “consultoria” do grupo CMA “com o objetivo de fazer a melhor cobertura analítica do agribusiness nacional, incluindo agricultura, pecuária, alimentos, bebidas, têxteis, agroquímicos [N.do E.: agrotóxicos], máquinas e equipamentos agrícolas, transporte de grãos, comércio, bancos, corretoras e serviços em geral”.
Atualmente, o grupo, líder do segmento no Brasil e na América do Sul, conta com 53 funcionários, com o setor de produção divididos<sic> em dois segmentos: o núcleo de jornalismo, com a Agência SAFRAS de notícias, e o núcleo de consultoria e análises de mercado, com os consultores de SAFRAS. No total, são cerca de 1.700 clientes e mais de 8.000 usuários diretos distribuídos em 34 países.
Fonte: Salata, 2005
No mesmo texto (2005, p. 12), ele citava o então diretor de operações da Safras, Carlos Macchi (não confundir com Carlos Marchi, que foi diretor-presidente da EBN), para explicar que “os clientes menores são atendidos integralmente por nossos boletins e análises semanais e mensais”.
Em seu próprio website, o texto de autoapresentação institucional (em 2025) descreve a agência como uma “casa de análises”, embora originalmente ela se definisse como uma agência de notícias:
Safras & Mercado é a principal Casa de Análises na América Latina para o agronegócio global, com sua matriz no Brasil e filiais na Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Espanha. Há mais de 50 anos, a empresa acompanha diariamente os mercados de soja, milho, trigo, algodão, café, açúcar & etanol, biodiesel, arroz, feijão, fertilizantes, boi, frango e suíno, coletando e atualizando o maior banco de dados de preços físicos e de estatísticas agropecuárias do agronegócio Brasileiro. Seus processos são certificados pela ISO 9001 e ISO 27001.
Dentre os serviços oferecidos por Safras & Mercado estão:
Plataforma Safras
Safras API Data Feed
CMA Series 4 Agrícola by Safras
Consultoria
Palestras, Cursos e Treinamentos
Pesquisas e Estudos Técnicos
Safras Agro Tour
Já no website da CMA, a Safras é referida como uma “plataforma” com o nome de “Agência Safras News”, cujo acesso é oferecido dentro do Pacote Notícias Real-Time (2025). Embora não seja dito de forma explícita, o cruzamento de dados dos dois websites indica que a CMA e a Safras, do mesmo grupo, passaram por uma fusão de operações por volta de 2018 para fornecer serviço informativo especializado na forma de uma agência de notícias:
Safras News é uma nova e inovadora agência de notícias multimercado, projetada para ser a mais completa em sua categoria, oferecendo cobertura especializada e em tempo real dos principais mercados agrícolas e financeiros do Brasil e do mundo. […] A fusão da expertise da Agência CMA e da Agência Safras culmina na criação da Safras News, que se destaca pela entrega aproximada de 400 informações vitais diárias sobre movimentos significativos nos mercados financeiro e agrícola.
Fonte: CMA – Safras News: Conheça a Nova Cobertura dos Mercados Globais (sem data)

Em 2012, a Safras oferecia aos assinantes um serviço noticioso chamado “Agência Leia de Notícias”, mais generalista que o setor do agro. Na época, a empresa assim descrevia o serviço:
Pertencente ao Grupo SAFRAS, a Agência Leia é uma fonte noticiosa que informa em tempo real ou diferido tudo o que acontece de mais importante no panorama político-econômico do Brasil e do mundo. São mais de 300 notícias diárias que impactam o mundo dos negócios, na hora em que acontecem, no momento em que você precisa, além de análises setoriais produzidas por uma equipe especializada de jornalistas e economistas concentrados no Rio, em São Paulo e em Brasília. A Agência Leia também atualiza seu site com as mais importantes notícias político-econômicas do Brasil e do mundo, fornecendo pacotes de notícias personalizados.
Fonte: Internet Archive – Agência Leia de Notícias (2012)
No seu cardápio informativo de então, a Safras/Leia listava serviços típicos de agências de notícias (informativos em tempo real, matérias especiais, “conteúdos para websites e intranets”, banco de dados) e cobertura setorial de arroz, trigo e algodão, lavouras relevantes do Rio Grande do Sul e da zona de diáspora gaúcha (como no Mato Grosso e no oeste da Bahia).
A razão social da Safras é a mesma da CMA (Consultoria, Métodos, Assessoria e Mercantil S.A.), mas entre 2006 e 2018 era Editora Agroeconômica Safras & Mercado Ltda., com outro CNPJ.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Agência Safras de Notícias. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/04/10/safras/.
Referências bibliográficas:
https://safras.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Contrato-Safras_Vf5_24_site.pdf
SALATA, Romualdo José. Soluções para finanças e agribusiness. Case Studies – revista brasileira de management, v. 8, n. 49, mar.-abr./2005, p. 8-12. Disponível em: https://casestudies.insightnet.com.br/pdf/49.pdf