Agência: Agência Brasil de Fato
Período de operação: 2006-desde então
Website: https://www.brasildefato.com.br/radioagencia/
Tipo: agência alternativa/radioagência/syndicate
Segmento/Setor: esquerda
Serviços: website, áudio (antes: texto)
Escala: nacional
Redação central: São Paulo – SP
CNPJ: 05.522.565/0001-52
Razão social: Sociedade Editorial Brasil de Fato
Proprietários: [formalmente, coletivo; vínculo de facto com MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra]
Fundadores: João Paulo Rodrigues, Laura Muradi, Nina de Almeida Fideles
A Agência Brasil de Fato é uma radioagência alternativa no modelo syndicate (distribuição e licenciamento de conteúdo) do jornal Brasil de Fato, fundado em 2003 por vários movimentos sociais e ligado ao MST. Quando lançada, em 25 de março de 2006, a agência era baseada principalmente no serviço noticioso em texto, redistribuindo para outros veículos da imprensa alternativa as matérias produzidas pela equipe do jornal BdF. Aos poucos, o serviço em áudio foi ganhando importância relativa, até a agência se consolidar como uma radioagência, por volta de 2013.

No entanto, as origens da Agência Brasil de Fato remontam a abril de 2004, quando militantes do MST criaram em Brasília a Agência Notícias do Planalto, mais tarde abreviada como Radioagência NP (Fernandes, 2014, p. 94-96). Nominalmente, João Paulo Rodrigues, então coordenador político da NP e membro da direção nacional do movimento, esteve à frente dos trabalhos da radioagência (Fernandes, 2014, p. 94).
A ideia para a criação de uma agência de notícias voltada para rádios surgiu a partir da experiência profissional da assessora de imprensa do MST em Brasília na época, Laura Muradi. A jornalista havia trabalhado no Banco do Brasil com um formato de produção de notícias chamado de “rádio release”, que basicamente era a produção e gravação de notas jornalísticas em áudio para transmissão em rádios. Assim, como conta a então estagiária de jornalismo do MST no período, Nina de Almeida Fideles, que estava no começo e atuou na agência até o ano de 2007, a proposta iniciou em 2003 como uma extensão dos trabalhos da assessoria de imprensa do Movimento: “ainda não era Radioagência NP, ela não tinha a pretensão de ter um nome, uma sede, era uma extensão de um trabalho que a gente fazia dentro do próprio MST.
(Fernandes, 2014, p. 95)
A partir de 2006, os áudios da Radioagência NP são incorporados ao website do Brasil de Fato, editado em São Paulo. De 2007 em diante, já aparece o nome Agência Brasil de Fato no site do jornal e também creditado em outros veículos de esquerda que naquele momento despontavam sob o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (Correio da Cidadania, revista Fórum, Opera Mundi, Marxismo21). Também nessa época se encontram aproveitamentos em sites de sindicatos, no portal Vermelho (inicialmente um veículo do PCdoB, depois desmembrado) e em sites de movimentos sociais como a Minga Informativa.

Como o Brasil de Fato chegou a ter edições impressas em 11 unidades da federação (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo) e por um tempo manteve a Rede Brasil de Fato, da qual a ABdF se alimentava de material, há semelhanças estruturais com a Rede Nacional da Última Hora, que na década de 1960 foi uma precursora de uma agência de esquerda no país, bem como a Inter-Press, a agência da rede de jornais do PCB.
Entre 2007 e 2010, a própria home page do site Brasil de Fato redireciona para a Agência Brasil de Fato (texto). Em 2010, último ano do primeiro governo Lula, os sites são novamente separados, e os boletins em áudio da Radioagência NP começam a aparecer com destaque na página inicial. Essa configuração dura até novembro de 2013, quando os boletins de áudio começam a vir sob a rubrica Radioagência Brasil de Fato.
De acordo com o próprio jornal, em 2023 a agência tinha mais de 300 emissoras de rádio cadastradas para receber o serviço em áudio.
O website separado da Radioagência NP continuou no ar até 2020, quando foi encerrado.
Por ocasião dos 20 anos do Brasil de Fato, o jornalista Jorge Pereira Filho deu uma entrevista relembrando a estruturação operacional da agência:
A equipe da redação viu que havia espaço para ampliar a presença digital do projeto, com matérias próprias e uma produção mais constante. A partir da provocação desses profissionais, nasceu a Agência Brasil de Fato, primeira ação voltada integralmente para o meio digital. Para isso, foi necessário reformular o site do jornal, tornando mais fácil a publicação do conteúdo. Isso foi feito sem custos, por meio de contatos entre a equipe do jornal e militantes da temática dos softwares livres, muitos deles desenvolvedores. A primeira cobertura feita como agência aconteceu no Fórum Social Mundial de 2005, no contexto de uma articulação entre diversas organizações como a Via Campesina e sindicatos. “Foi uma cobertura bastante plural do evento, dando uma visibilidade muito grande para agência. A partir dali a gente começa um trabalho que se desenvolveu ao longo de anos e deu frutos”, conta Jorge.
Fonte: Brasil de Fato, 25/4/2023
“Eu me lembro que a gente fez coberturas em tempo real de eleições na Bolívia, na Venezuela, de processos políticos na Argentina, que os grandes veículos de comunicação não mantinham nenhum colaborador lá. E o BdF tinha profissionais às vezes exclusivamente enviados por nós.”
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Agência Brasil de Fato. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/.
Referências bibliográficas:
BRITO, Thaís. Hegemonia e contra-hegemonia no Brasil: a compreensão dos movimentos sociais articulados no jornal Brasil de Fato. 135 fl. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais), Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2010.
FERNANDES, Vivian. A América Latina na mídia alternativa: a produção de notícias na radioagência NP e na Agência Pulsar Brasil. 166 fl. Dissertação (mestrado em Ciências da Comunicação). São Paulo, Universidade de São Paulo, 2014. https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-13112014-114022
SOARES, Nicolau; WEBER, Lucas. Brasil de Fato completa 20 anos com recordes de audiência e conteúdo multiplataforma. Brasil de Fato, São Paulo, 25 de abril de 2023. Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2023/04/25/brasil-de-fato-completa-20-anos-com-recordes-de-audiencia-e-conteudo-multiplataforma/, acesso em abr./2025.