Agência: Agência Cora Coralina de Notícias
Período de operação: desde 2019
Website: agenciacoradenoticias.go.gov.br
Tipo: agencioide governamental
Segmento/Setor: noticiário local-regional
Serviços: website
Escala: regional
Redação central: Goiânia – GO
CNPJ: 03.520.902/0001-47
Razão social: Agência Brasil Central
Proprietários: Secretaria de Comunicação Social do Estado de Goiás
Fundadores:
A Agência Cora Coralina de Notícias é um “agencioide institucional” (órgão de divulgação governamental) vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado de Goiás (Secom-GO). Fundada em 2019, no início da gestão de Ronaldo Caiado, a Agência Cora foi batizada em homenagem à poeta goiana cujo centenário de nascimento se comemorava naquele ano. A Agência Cora republica notícias da Agência Brasil Central (ABC), uma autarquia também subordinada à Secom. Dentro da política de comunicação estadual goiana, a Agência Cora é a produtora de noticiário oficial, enquanto a Agência Brasil Central é o “conglomerado estatal” de comunicação pública (análogo à Fundação Padre Anchieta de São Paulo).
A redação da Agência Cora fica localizada no Setor Central de Goiânia.
Segundo a Secom-GO, “a agência cumpre o papel estratégico de disseminar notícias sobre as iniciativas e projetos das diversas secretarias e órgãos estaduais, fortalecendo a comunicação pública e estreitando o relacionamento com a sociedade goiana”.
Por meio da Agência Cora de Notícias, a população tem acesso a informações atualizadas sobre as atividades do Governo de Goiás. Com foco na credibilidade, o portal atua como referência para jornalistas, gestores públicos e cidadãos interessados em acompanhar os investimentos e as políticas que impactam o estado.
Fonte: Secom-GO, 2025
A agência também gere uma radioagência, a Rádio Cora, cujo “conteúdo pode ser reproduzido, no todo ou em parte, por rádios, jornais, portais de notícias e emissoras de TV, desde que citada a fonte”.
Entre veículos que aproveitam textos e fotos da Agência Cora em 2025, estão os jornais O Popular, Diário da Manhã (edições Goiânia, Anápolis e Entorno), O Hoje e A Voz (de Silvânia).
Agência Brasil Central
Inicialmente chamada de Agência Goiana de Comunicação (AGECOM), a Agência Brasil Central foi criada em 11 de novembro de 1999, no primeiro governo de Marconi Perillo. O objetivo era substituir a então secretaria estadual de comunicação e abrigá-la na administração indireta da Casa Civil estadual, nos termos do decreto 6.910/99, depois regulamentado pela lei estadual 13.550/99. O nome foi alterado para Agência Brasil Central em 29 de dezembro de 2014. A autarquia voltou para o âmbito da Secom pelo decreto 9.529/2019.
Sua sede fica no Parque Santa Cruz, no mesmo prédio da Imprensa Oficial de Goiás e da secretaria estadual de saúde.
A ABC funciona como órgão de governo, englobando a Imprensa Oficial de Goiás, o Diário Oficial do Estado de Goiás, a Rádio Brasil Central – RBC (AM e FM), a Televisão Brasil Central (TBC) e o extinto portal de notícias Goiás Agora. No início, divulgava apenas atos executivos, editais, licitações e concorrências, mas expandiu seu escopo de serviços. Segundo o texto de autoapresentação institucional no website do órgão, “os boletins noticiosos passaram a ser veiculados em meio eletrônico, a partir de 2000, no site Goiás Agora”. O diretor entre 2015 e 2018 era Edivaldo Cardoso de Paula. Sua sede fica no Parque Santa Cruz, no mesmo prédio da Imprensa Oficial de Goiás e da secretaria estadual de saúde.
A ABC se diferencia de um agencioide por funcionar de fato como uma autarquia multimídia, controlando jornal, TV e rádios, e não somente divulgando atos de governo. Segundo colegas pesquisadores, a ABC em 2024 era “a maior redação do estado” de Goiás, empregando mais jornalistas que qualquer veículo isoladamente.
Além da dotação orçamentária, a ABC tem contrato de fornecimento com vários órgãos públicos do estado – nem todos do poder executivo estadual, como a Câmara Municipal de Goiânia –, o que é comum no universo das agências de notícias (vide o caso da AFP). Em 2020, a Polícia Civil de Goiás abriu uma investigação sobre alguns desses contratos para verificar suspeitas de fraudes desde 2014, quando o governador era Marconi Perillo, em sua segunda gestão.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Agência Cora Coralina de Notícias. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/04/11/cora/.
Referências bibliográficas:
JURY, Letícia; PEIXOTO, Josana. Jornalismo ambiental: quando o discurso oficial e o da mídia se fundem. 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Anais… Frederico Westphalen: UFSM/Intercom, 2024.
SECOM-GO. Agência Cora de Notícias recebe homenagem pelo trabalho de excelência em comunicação. Secretaria de Estado de Comunicação, 29 novembro 2024. Disponível em https://goias.gov.br/comunicacao/agencia-cora-de-noticias-recebe-homenagem-pelo-trabalho-de-excelencia-em-comunicacao/, acesso em abr./2025.