Agência: Agência Brasileira
Período de operação: 1926 – 1942
Website: nunca teve
Tipo: agência de notícias privada
Segmento/Setor: generalista
Serviços: texto
Escala: nacional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ:
Razão social:
Proprietários: Jaime Adour da Câmara, Américo Facó, Raul Bopp
Fundadores: Jaime Adour da Câmara, Américo Facó, Raul Bopp
Verbete rascunhado: 

A Agência Brasileira (AB) foi uma agência de notícias privada fundada em 1926 por Jaime Adour da Câmara, Américo Facó e Raul Bopp. Com sede no Rio de Janeiro, a AB atuou em escala nacional, fornecendo serviços de noticiário generalista para a imprensa, sendo, por um tempo, a principal concorrente da Agência Americana. A AB encerrou suas atividades em 1942, depois de atuar como distribuidora de propaganda nazista.

Segundo o Diário Carioca de 25/12/1932, noticiando uma confraternização de Natal entre jornalistas no Hotel Glória, o diretor da agência era então José Soares Maciel Júnior.

Uma empresa mais recente, a ABN Editora Jornalística S/A (ou Empresa Gráfica & Editora Jornalística BM Ltda.), sediada em Brasília, no Setor de Rádio e TV Sul, afirma ser a continuidade da agência de Facó e Bopp e ter “incorporado” a Agência Americana em 1928, mas não há nada em documentação pública que ateste essa transação. Seu website atual, <www.abn.com.br>, parece ser uma referência posterior, não relacionada à operação histórica da agência.

Como citar:

AGUIAR, Pedro. Agência Brasileira. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/.

Referências bibliográficas:

DIÁRIO CARIOCA. Uma festa de confraternização jornalística: o almoço offerecido à imprensa no Hotel Glória. Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1932. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093092_02/9149, acesso em mar./2025.

eng/esp
Skip to content