Agência: Agência Câmara
Período de operação: desde 2000
Website: https://www.camara.leg.br/noticias
Tipo: agencioide institucional
Segmento/Setor: política
Serviços: website, texto, foto, áudio
Escala: nacional
Redação central: Brasília – DF
CNPJ: 00.530.352/0001-59
Razão social: Camara dos Deputados
Proprietários: Câmara dos Deputados
Fundadores: [DESCONHECIDOS]
A Agência Câmara é um órgão de divulgação e comunicação institucional da Câmara dos Deputados, a câmara baixa do Congresso Nacional do Brasil. É considerada uma organização que pratica “jornalismo legislativo”. De certa forma, pode ser considerada um agencioide institucional, com a ressalva de que de fato distribui material jornalístico para veículos de comunicação.
A Agência Câmara foi criada no ano 2000, durante a gestão de Michel Temer na presidência da casa (1999-2001), quando já existia a Agência Senado. Segundo Bernardes (2010, p. 32-33), a agência foi “criada para ampliar a visibilidade das atividades legislativas”, descrição típica das funções de uma assessoria de comunicação (como fazem os agencioides), não de uma agência de notícias. A autora afirma que a AC “divulga, em tempo real, o desenrolar das ações institucionais, como votações em plenário, audiências públicas no âmbito das Comissões Permanentes e Especiais, reuniões de bancadas parlamentares, entre outras atividades”, além de “todas as propostas (projetos de lei, PECs, MPs, etc.) apresentadas” na casa.
Voltada diretamente para o grande público, e não distribuidora intermediária para os meios de comunicação, a Agência Câmara é tratada oficialmente como um “veículo”, descaracterizando a função de agência de notícias.
Além da cobertura jornalística em tempo real, a Agência oferece aos internautas informações sobre a pauta de votações do dia, o resumo da pauta de votações da semana, notícias consolidadas sobre cada fato noticiado em tempo real, reportagens especiais que abordam todas as propostas em tramitação sobre grandes temas. Disponibiliza, ainda, um boletim eletrônico com as principais notícias do dia sobre os trabalhos das comissões e votações no plenário, distribuído por e-mail gratuitamente aos usuários cadastrados. Também promove bate-papos (chats) entre deputados, especialistas e internautas, com o objetivo de discutir projetos da pauta da Câmara. No final de 2008, a Agência passou a divulgar notícias em inglês e espanhol.
(Bernardes, 2010, p. 33)
Com sede em Brasília, a Agência Câmara tem como objetivo divulgar informações sobre as atividades legislativas, produzindo conteúdo em texto, foto e áudio para veiculação em seu website e outros canais. Atuando em escala nacional, a Agência Câmara é vista como uma ferramenta para a transparência e o acesso público aos trabalhos do Poder Legislativo.
A bibliografia sobre a Agência Câmara vem crescendo na terceira década do século XXI. Miranda (2024, p. 42-48) realizou uma abrangente revisão de literatura, mostrando que os estudos sobre o órgão extrapolam a área da Comunicação. Um importante polo produtor de pesquisas é o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da própria Câmara dos Deputados, que qualifica sobretudo servidores da casa, inclusive jornalistas da Agência Câmara. Entre os autores citados por Miranda como especialmente dedicados a estudar a AC estão Leidyanne Viana Nogueira (2017), Silvia Mugnatto Macedo (2020; 2023) e Mariana Macedo Lahud Paiva (2016), além do próprio.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Agência Câmara. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/04/13/agencia-camara/.
Referências bibliográficas:
AGÊNCIA CÂMARA. Manual de Comunicação. Brasília: Câmara dos Deputados, s/d.
BERNARDES, Cristiane Brum. Política, institucional ou pública? Uma reflexão sobre a mídia legislativa da Câmara dos Deputados. 248 fl. Tese (doutorado em Ciência Política). Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e CEFOR/Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro/Brasília, 2010. Disponível em http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/12275
BERNARDES, Cristiane Brum. Visibilidade política e controle da produção jornalística nos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 6. Brasília, p. 151-182, jul./dez. 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/zP8JTk537X5fcpzKnQgDXPB
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Programas Institucionais: Parlamento Jovem – Agência de Notícias. Brasília: Câmara dos Deputados, 2021.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Sobre o portal: histórico. Brasília: Câmara dos Deputados, 2019.
MACEDO, Silvia Mugnatto. Relatório sobre a utilização das reportagens da Agência Câmara por outros veículos. CEFOR/Câmara dos Deputados, GT Comunicação na Câmara dos Deputados: Perspectivas após 20 Anos de Mídias. Brasília, 2020. Disponível em https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2023/06/relatorio-agencia.pdf
MACEDO, Silvia Mugnatto. Relatório sobre as diferenças de abordagem na cobertura do orçamento da União entre a Agência Câmara e o Estadão. CEFOR/Câmara dos Deputados, GT Comunicação na Câmara dos Deputados: Perspectivas após 20 Anos de Mídias. Brasília, 2023. Disponível em https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2024/01/relatorio.pdf
MIRANDA, Tiago Oliveira Machado. Usos da Agência Câmara de Notícias: um estudo a partir da cobertura do arcabouço fiscal. 144 fl. Dissertação (mestrado profissional em Poder Legislativo). Câmara dos Deputados – Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento. Brasília, 2024. Disponível em https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2025/05/usos_agencia_miranda.pdf
NOGUEIRA, Leidyanne Viana. Interesse público em mídias legislativas: um estudo da produção noticiosa da Agência Câmara Notícias. 172 fl. Dissertação (mestrado em Comunicação Social). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22858
PAIVA, Mariana Macedo Lahud. As manifestações de 2013 sob a ótica da Câmara dos Deputados: a Agência Câmara de Notícias na abordagem de uma temática nacional. Monografia (especialização). Câmara dos Deputados – Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento. Brasília, 2016. Disponível em http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/33700
PATRÍCIO, Edgard; NOGUEIRA, Leidyanne Viana. Jornalismo e Interesse Público: uma análise da Agência Câmara Notícias a partir da categorização de fatos. Âncora, v. 5 n. 2, jul.-dez./2018, p. 249-274. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42872