Agência: NewSource Globo
Período de operação: desde 2013
Website: newsourceglobo.com (fora do ar)
Tipo: agência de foto ou TV/vídeo
Segmento/Setor: generalista
Serviços: vídeo
Escala: nacional
Redação central: Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: NÃO ENCONTRADO
Razão social:
Proprietários: Grupo Globo
Fundadores: [DESCONHECIDOS]

A NewSource Globo é o serviço de syndication (revenda e licenciamento) de imagens da TV Globo e prestadora de serviços auxiliares de telejornalismo (locação de estúdios e equipamentos, auxílio à produção, transmissão de vídeo). Foi fundada em 2013 com vistas às emissoras estrangeiras que viriam ao Brasil cobrir a Copa das Confederações daquele ano, assim como a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Na preparação para a olimpíada carioca, a TV Globo fechou um acordo com a divisão de vídeo da Associated Press para compartilharem instalações (foto no alto) e imagens na cobertura (O Globo, 2014).

Na ocasião, a TV Globo afirmou que a NewSource tinha como objetivo “promover operações de emissoras internacionais e contribuir para produções jornalísticas de alta qualidade, fornecendo não apenas instalações, mas também uma variedade de conteúdo de vídeo e de Internet, como feeds de atualidades, adaptação de programas e imagens de arquivos”.

Após os megaeventos esportivos, a agência deixou de receber tanta atenção. Em 2025, o endereço do website (que era todo escrito em inglês) passou a redirecionar para a página “Conteúdos Globo”, também de licenciamento para o mercado nacional.

Além de imagens do noticiário, a NewSource Globo revendia também imagens de arquivo do seu banco de vídeo.

Provavelmente, o nome foi inspirado na CNN Newsource, divisão do canal estadunidense que faz o mesmo tipo de comercialização de imagens para terceiros.

Memorando interno da TV Globo de 1993 detalhando projeto para criar uma agência de syndication televisivo, o que só iria se materializar 20 anos depois.

A ideia de criar uma agência para fazer syndication de material de arquivo e de imagens do noticiário não era nova dentro da TV Globo. Duas décadas antes da criação da NewSource, o então executivo Henrique Coutinho (pai da jornalista Sandra Coutinho, correspondente da TV Globo em Nova York) redigiu um projeto endereçado a Alberico Souza Cruz (na época diretor da CGJ) propondo um serviço nos mesmos moldes, mas com o nome de “Agência Globo de Televisão”. O projeto teria de esperar 20 anos para se ver concretizado.

Outras duas empresas que atuam no mesmo segmento no Brasil são a Band Content Distribution, do Grupo Bandeirantes, e a Amazon Agency, da Rede Amazônica.

Como citar:

AGUIAR, Pedro. NewSource Globo. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/04/14/newsource-globo.

Referências bibliográficas:

O GLOBO. Rede Globo fecha parceria com a Associated Press. Rio de Janeiro, 15 de maio de 2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/rede-globo-fecha-parceria-com-associated-press-12497748, acesso em jul./2015.
Newsource Globo e Associated Press anunciam parceria inédita no Brasil – https://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2014/05/newsource-globo-e-associated-press-anunciam-parceria-inedita-no-brasil.html

eng/esp
Skip to content