Desde o seu início em 2020, o projeto “História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil” já gerou as seguintes produções bibliográficas:
- AGUIAR, Pedro. Antes do Cabo: as agências de notícias na imprensa brasileira no período pré-telegráfico (1851-1874). Revista Brasileira de História da Mídia, v. XI, n. 1, p. 9-27, jan.-jun./2022. https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.111202212181
- AGUIAR, Pedro. Breve História das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil. In: VI Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, Anais…, 2020.
- AGUIAR, Pedro. A Longa e Esquecida Tradição do Jornalismo de Agências no Brasil. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Fortaleza. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Anais…, 2020. Disponível em: <http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2020/paper/view/2817/1578>
- AGUIAR, Pedro; SABADINI, João Pedro. Diretrizes metodológicas para pesquisa historiográfica em agências de notícias no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 51-75, jul./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.122202314406
- AGUIAR, Pedro; SABADINI, João Pedro. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil: resultados de pesquisa hemerográfica (1874-1930). XIV Encontro Nacional de História da Mídia, Anais… Niterói, Rede AlCar, 2023.
- SABADINI, João Pedro. Agencia Americana Telegraphica: pesquisa hemerográfica sobre a primeira agência de notícias brasileira. 13º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), Anais… SBPJor: Brasília, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/proceedings/100416/_papers/177668?lang=pt-br Acesso em: 28 dez. 2023
- SABADINI, João Pedro. As Primeiras Agências de Notícias e Serviços Telegráficos de Jornais no Brasil do Século XIX: resultados de pesquisa hemerográfica. Planície Acadêmica, v. 5 n. 2, jul./dez. 2023, p. 140-158. https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/61265
Além disso, também foram ministradas oficinas de metodologia de pesquisa em história das agências em dois congressos acadêmicos: a Rede AlCar (XIV Encontro Nacional de História da Mídia, Niterói, IACS/UFF) e a SBPJor (XXI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Brasília, FAC/UnB), ambos em 2023.
- Minicurso “História das Agências de Notícias no Brasil: metodologia e fontes de pesquisa” (CH: 2h). Niterói: Rede AlCar, 2023.
- Oficina “Pesquisa sobre agências de notícias: metodologia e referencial teórico” (CH: 2h). Brasília: SBPJor, 2023.
Antes do início formal do projeto, o coordenador já tinha produzido os seguintes trabalhos relacionados ao tema:
- AGUIAR, Pedro. Agencia Americana Telegraphica, a primeira agência de notícias do Brasil e da América Latina. Blog Agências de Notícias, 1/6/2018. Disponível em <agenciasdenoticiasblog.wordpress.com/2018/06/01/agencia-americana-telegraphica-a-primeiraagencia-de-noticias-do-brasil-e-da-america-latina>.
- AGUIAR, Pedro. Agência Americana: quando poetas fizeram jornalismo de agências no Brasil. Blog Agências de Notícias, 6/4/2018. Disponível em <https://agenciasdenoticiasblog.wordpress.com/2018/04/06/agencia-americana-quando-poetas-fizeram-jornalismo-de-agencias-no-brasil/>
- AGUIAR, Pedro. Meridional: a agência de notícias que integrou o Brasil. Blog Agências de Notícias, 28/3/2018. Disponível em <https://agenciasdenoticiasblog.wordpress.com/2018/03/28/agencia-meridional-a-agencia-que-uniu-a-imprensa-do-brasil/>
- AGUIAR, Pedro. “Economia política das agências de notícias: noções estruturantes e metodologia de pesquisa”. In: MARQUES, Rodrigo Moreno; BASTOS, Manoel Dourado (orgs.). Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura: confrontando as barbáries do capital no século XXI. São Cristóvão (SE): ULEPICC-Brasil, 2022, p. 245-263.
- AGUIAR, Pedro. “Agências de Notícias do Sul Global: jornalismo, Estado e circulação da informação nas periferias do sistema-mundo”. In: Monica Martinez, Marcos Paulo da Silva, Laura Storch (orgs.). Pesquisa em Jornalismo e Ética Profissional. Brasília: SBPJor, 2020, p. 102-121.
- PASTI, André; AGUIAR, Pedro. “Geografia das agências de notícias: apontamentos para uma análise espacial da circulação da informação”. In: Sonia Virginia Moreira; Maria José Baldessar; Daniela Ota; Roberta Brandalise (orgs.). 10 anos: o percurso do grupo de pesquisa Geografias da Comunicação no Brasil. São Paulo: Intercom, 2019, p. 165-187.
- AGUIAR, Pedro. “Brazilian News Agencies: a unique model between media conglomerates and the State” in: ROBINSON, Laura et al. Brazil: media from the country of the future (Emerald Studies in Media and Communications). Bingley (Reino Unido): Emerald, 2017, p. 163-185. https://doi.org/10.1108/S2050-206020170000013014
- AGUIAR, Pedro. “O Modelo Hugenberg: conglomerados de mídia e agências de notícias brasileiras” in: MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Indústria da Comunicação no Brasil: dinâmicas da academia e do mercado. Rio de Janeiro: UERJ; São Paulo: Intercom, 2015. pp.169-188.
- AGUIAR, Pedro. Pesquisa Brasileira sobre Agências de Notícias: revisão bibliográfica de um subcampo. 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Anais… Palhoça: SBPJor, 2016.