Agência: Dinheiro Vivo Agência de Informações (ADVivo)
Período de operação: desde 1997
Website: www.advivo.com.br e www.dinheirovivo.com.br (suspenso)
Tipo: agência de informações financeiras
Segmento/Setor: economia
Serviços: blog
Escala: regional
Redação central: São Paulo – SP
CNPJ: 58.732.710/0001-96
Razão social: Dinheiro Vivo – Agência de Informações S.A.
Proprietários: Luís Nassif
Fundadores: Luís Nassif
A Agência Dinheiro Vivo (ADVivo) começou como uma agência de informações financeiras fundada em São Paulo pelo jornalista Luís Nassif. O nome foi inspirado no programa que o jornalista teve na TV Gazeta de São Paulo entre 1985 e 1987.
Em 2001, a agência apresentava-se assim em seu website corporativo:
A Agência Dinheiro Vivo foi criada inicialmente voltada para a coleta de informações e análise do mercado financeiro pelo jornalista Luís Nassif. Neste período, diversificou sua vocação. A especialidade passou a ser o universo de interesse das pessoas jurídicas: produzir informações e análises úteis para o planejamento das atividades das empresas, no curto, médio e longo prazos. A Agência passou, também, a pesquisar tecnologias para chegar ao assinante da maneira mais rápida possível e através de diversos meios, inclusive a Internet. A partir do mix de orientações editorial e técnicas, nasceram produtos segmentados de alta qualidade que trazem informações das áreas financeira, jurídica, política, econômica e administração pública.
Fonte: Agência Dinheiro Vivo / Histórico
Seu texto de apresentação institucional de 2020 afirma que “após 23 anos de bem sucedida atuação, a Dinheiro Vivo tornou-se referência nacional na captação, produção, estruturação, organização e a análise de informações de cunho econômico-financeiro. Sua reconhecida experiência e o convívio com o mercado, aliados ao conhecimento e à credibilidade de Luís Nassif, permitiram que a empresa ampliasse sua carteira de produtos e serviços”. Diz também ter sido a “primeira empresa jornalística do país a trabalhar com informações em tempo real” (embora a CMA seja dos anos 70 e a SIN e a Broadcast fossem da virada dos 80 para os 90).
Os serviços listados na versão de agosto de 2001 do website eram a revista impressa mensal Juros & Moedas, o informativo online Tesouraria, o boletim bidiário DV Online e a plataforma interativa Desktop Pessoal, semelhante ao terminal Bloomberg para apoio a investimentos na bolsa. Além disso, informações externas indicam que a ADVivo nos anos 2000 organizava eventos e projetos de consultoria. Chegou a publicar uma newsletter impressa semanal, Guia Financeiro Dinheiro Vivo (com tiragem de 8 mil exemplares), e um tabloide semanal de finanças pessoais, o Cash Dinheiro Vivo, também impresso e encartado em alguns jornais regionais (93 mil exemplares declarados). O Guia Financeiro parece ter sido o produto mais rentável da agência, já que, entre 2001 e 2007, o website era inteiramente dedicado ao boletim. De 2010 em diante, os domínios da agência passaram a redirecionar para outros websites editados por Nassif, como o Brasilianas.org e o Jornal GGN (Grupo Gente Nova).
Até 2006, a ADVivo manteve uma parceria com o portal UOL. Em 2008, criou o IC-R (Índice Canal Rural) para medir ações em bolsa de empresas ligadas ao agronegócio. Aos poucos, passou a ser a razão social para os principais veículos de Nassif, o portal Brasilianas.org e o respectivo programa de TV (2010-2016), o Blog do Nassif no iG (2006-2013) e o Jornal GGN (desde 2013).
Como citar:
AGUIAR, Pedro. Dinheiro Vivo. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/04/advivo/.
Referências bibliográficas: