Agência: EcoAgência
Período de operação: desde 2003
Website: www.ecoagencia.com.br
Tipo: agência alternativa
Segmento/Setor: meio ambiente
Serviços: texto, foto, áudio, vídeo, colunas, newsletter, agenda
Escala: local
Redação central: Porto Alegre – RS
CNPJ: 01.566.446/0001-40
Razão social: Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul
Proprietários: Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul + Pangea – Associação Ambientalista Internacional
Fundadores: Carlos Scomazzon, Denise Helfestein, João Batista Santafé Aguiar, Juarez Antonio Tosi, Ulisses Nenê
A EcoAgência é uma agência de notícias alternativa, especializada em cobertura de meio ambiente e sediada em Porto Alegre. Foi fundada em 2003 pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul em parceria com a Pangea – Associação Ambientalista Internacional. Desde então, a EcoAgência oferece textos, fotos, áudios, vídeos, colunas, newsletters e agendas, com foco em questões ambientais. Sua linha editorial é abertamente crítica ao agronegócio de latifúndio e monocultura e à apropriação capitalista das causas ecológicas.
No texto de autoapresentação institucional em seu próprio website, a EcoAgência assim se definia em 2009:
A EcoAgência é uma agência de notícias ambientais criada por voluntários do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, em 2003, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, quando os ecojornalistas perceberam que as pautas de meio ambiente recebiam pouca atenção da imprensa. Desde 2004 ela funciona com um site na internet, procurando contribuir para a democratização da informação ambiental e a conscientização ecológica da sociedade com notícias, artigos e reportagens ambientais, publicadas no site e distribuídas por newsletter para todo o Brasil. A Ecoagência trabalha exclusivamente com meio ambiente, porém, considerando a transversalidade do tema e suas interfaces com outras áreas, tendo como principais objetivos denunciar os crimes contra o meio ambiente, alertar para os problemas ambientais e acompanhar as políticas públicas do setor. Também busca divulgar as iniciativas de preservação dos recursos naturais, difundir as soluções sustentáveis, promover a educação ambiental, repercutir as opiniões e ações das organizações, entidades, lideranças, cientistas, educadores e comunidades envolvidas com estas questões. Reconhecidamente, a comunicação exerce função estratégica na formação da consciência ambiental e na mobilização da opinião pública em torno da preservação da natureza, do uso racional dos recursos naturais e da sustentabilidade planetária. Neste sentido, a Ecoagência vem obtendo o reconhecimento por sua atuação de ambientalistas, instituições públicas e privadas, autoridades, profissionais, estudantes das mais diversas áreas e da comunidade em geral, o que é uma motivação e a garantia da continuidade desse trabalho.
Fonte: A Ecoagência (2009)
Em 2025, seu website estava fora do ar.
Outra agência especializada gaúcha fundada no contexto do Fórum Social Mundial é a Radioweb.
Como citar:
AGUIAR, Pedro. EcoAgência. História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil [documento eletrônico]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2025. Disponível em https://agenciasdenoticias.uff.br/2025/03/06/ecoagencia/.
Referências bibliográficas: